Philip Hallawell é artista plástico e arte-educador. Mestre desenhista e profundo conhecedor da linguagem visual, pesquisa como o cérebro percebe e processa imagens há 40 anos. Seu método inédito e revolucionário de Visagismo é baseado na associação de vários trabalhos científicos nas áreas da psicologia, da neurobiologia e da antropologia com os fundamentos da linguagem visual.

O conhecimento do visagismo pode ser aplicado em muitas áreas, além da beleza e da arte, onde é utilizado para criar imagens.

O conhecimento dos princípios do visagismo é de grande valia para o artista visual que interpreta a figura humana. Se souber o que cada tipo de formato de rosto e as diversas formas de feições revelam da personalidade de uma pessoa, isso o ajudará muito quando retratar uma pessoa ou quando deseja expressar algo por meio de uma figura humana.

No retrato, para quem trabalha tanto com o desenho, quanto com a pintura, a escultura, ou a fotografia, é muito importante saber quem o retratado é. A análise do rosto, por meio do visagismo, permite ao artista conhecer seus modelos melhor. A partir dessas informações, saberá como compor a imagem, com o ritmo, a luz e a cor adequados, para melhor interpretar as pessoas. Também saberá analisar a cor das suas peles, o que lhe facilita encontrar o tom exato na pintura, ou escolher os filtros adequados, para que a cor não seja modificada na fotografia.

O mesmo se aplica à criação de caricaturas e charges.

Quando o artista desenvolve temas com figuras humanas, usando o visagismo, ele saberá como deverá desenhar os rostos para que a obra expresse o que deseja; os formatos, as feições e as cores de pele. Esse conhecimento também é imprescindível quando o artista gráfico, de histórias em quadrinhos ou de desenhos animados, constrói seus personagens. Por exemplo, saberá que tipo de rosto expressa força, ou dinamismo, ou insegurança.

O visagismo dá ao artista muito mais opções. Ele não mais depende somente de sua intuição e não corre o risco de usar soluções padronizadas e inadequadas, pois trabalha com conhecimento.

É importante ressaltar que, quando falo sobre conhecimento de visagismo, incluo o conhecimento da linguagem visual, que possibilita a análise e a escolha de soluções visuais.

A beleza fleumática é serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz.

A beleza melancólica é elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.

A beleza colérica expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.

A beleza sangüínea é luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.

Sonia, que é casada, tem um temperamento basicamente colérico, mas não expressava a força, o entusiasmo e a determinação desse tipo de personalidade. Sentia-se apática e desmotivada. A cor vibrante, as linhas repicadas para fora do corte e a maquilagem criaram uma imagem poderosa, mas com leveza e dinamismo. 

Cor por Bia Bessa, e corte de Heleninha Komura.

Priscila trabalha com eventos, era noiva na época e casou recentemente. Precisava de uma imagem mais extrovertida, que revelasse seu lado sangüíneo, quase tão forte quanto seu lado melancólico. A imagem nova a proporcionou maior segurança em si, criatividade e dinamismo, através do corte com linhas para fora, e a cor e a maquilagem luminosas. A imagem foi reforçada em outras três ocasiões. Corte Elton Matos, cor e finalização Wyrleis Pimentel e Eduardo Andrade.

A personalidade da Vanessa é uma mistura de colérico com sangüíneo. Ela é casada, tem um filho e é representante comercial de produtos de beleza. Precisava de uma imagem que expressasse seu dinamismo, sua força, seu profissionalismo e sua modernidade. O design das sobrancelhas levantou o olhar, a cor e o corte do cabelo deu mais movimento, dinamismo e alegria à sua imagem e o conjunto expressa força.

A cor e o corte por Alexandre Zucker Coelho
Design de sobrancelhas e maquilagem por Marina Honda.
Pagina 1 de 2

Alterar seu perfil

Login com Facebook