A Celebração do Novo!

VISAGISMO: Harmonia e Estética

 Este livro é a base de um projeto que visa estabelecer um novo conceito de criação da imagem pessoal e uma consciência da sua importância.

A palavra visagismo é derivada do francês visage (rosto). É a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), por meio da maquilagem, do corte, da coloração e do penteado do cabelo.

O livro revela as características do rosto humano, quais são e como reconhecê-las: a estrutura e a anatomia da cabeça, os formatos de rosto, as proporções do rosto e do corpo, os diversos formatos das feições (olhos, boca, nariz, queixo, pescoço e ombros) e as cores das peles brancas e negras.

Estruturas de cabeloVários aspectos do livro são inéditos e revolucionários. Pela primeira vez, a linguagem visual é explicada, de maneira clara e detalhada, cujo conhecimento e domínio permitem que o profissional de beleza faça um trabalho consciente e dirigido, sem que dependa unicamente da intuição. Mostra ela se aplica ao visagismo e como os fundamentos da luz e sombra, da cor e do equilíbrio visual funcionam, pois esses elementos são os mais importantes no exercício do visagismo. Também explica o que as características físicas revelam da personalidade de uma pessoa.

Investiga como o cérebro processa imagens e, consequentemente, porque a imagem pessoal tem tanto poder sobre relacionamentos, comportamento e auto-estima. Mostra que a imagem age emocionalmente sobre a própria pessoa e afeta o seu estado de espírito e comportamento e, consequentemente, seus relacionamentos e seu desempenho profissional.

Esse conhecimento também é fundamental na análise de uma pessoa, porque permite avaliar a personalidade básica (sanguínea, colérica, melancólica, fleumática), mostrando que a arte milenar da fisiognomonia é baseada no conhecimento da linguagem visual e no que linhas, formas, cores e outros elementos visuais significam.

Proporções do RostoAlém disso, explica o funcionamento do processo criativo e o que é necessário para que se exerça a criatividade; conhecimentos, habilidades, atitudes e condições específicas. Assim mostra que, no visagismo, cada solução precisa ser individualizada, de acordo com as características da pessoa e a ocasião para a qual o trabalho está sendo feito, no intuito de materializar suas qualidades, utilizando os princípios de harmonia e estética.

Finalmente, explica como se desenha o rosto de frente e de perfil, passo a passo.

Assim, proporciona ao profissional um novo conceito de trabalho. Ele passa a pensar primeiro em quem seu cliente é - suas características físicas e seu temperamento - e nas sua necessidades pessoais e profissionais, antes de pensar na imagem. Exerce sua criatividade plenamente e de maneira dirigida, de acordo com o estabelecimento de um conceito individualizado para cada cliente, visando criar uma imagem que o defina para o mundo e para si mesmo, e que revela suas qualidades físicas e interiores.

Contrastes de luz no nariz

Assim ele cria beleza.

Lançado em 2003 e 2ª edição em 2004, pela Editora SENAC-SP, este livro é uma valiosa fonte de informação especialmente para o profissional de beleza, mas também para profissionais da saúde, educadores, educadores, profissionais de recursos humanos, artistas plásticos e atores, entre outros.

A publicação do livro deu início a um projeto que compreende cursos, palestras, parcerias com psicólogos, educadores e empresas.

 

Informações adicionais

  • Autor: PHILIP HALLAWELL
  • Editora: SENAC SÃO PAULO EDITORA

Deixe um comentário

As informações assinaladas com (*) são obrigatórias.

Alterar seu perfil

Login com Facebook